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Custo de funcionário: descubra como calcular!
Veja agora quais são os custos de um funcionário para a sua empresa e como calcular o custo total.
Quando se fala em custo de um funcionário, logo pensamos apenas no salário que pagamos a ele. Mas existem muitos outros fatores que devem ser considerados, como: benefícios, treinamento, tempo de inatividade e até mesmo a rotatividade.
Calcular o custo real de um funcionário é importante para tomar decisões estratégicas na empresa, prever gastos, garantir maior controle financeiro, evitar processos trabalhistas, etc.
Neste artigo, vamos mostrar quais são os custos de um funcionário para a sua empresa e como realizar esse cálculo. Confira!
Veja também:
- Tudo o que você precisa saber sobre a folha de pagamento;
- Como calcular o custo de funcionário? Saiba tudo sobre o assunto!
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Quais são os custos de um funcionário para a empresa?
Não há dúvidas de que o salário é um dos maiores gastos com funcionários, mas além deles, temos vários outros, como:
- FGTS;
- 13º salário;
- Férias;
- Vale-transporte;
- Benefícios corporativos;
- Gastos com horas extras;
- Gastos com faltas ou afastamentos;
- Contribuição previdenciária;
- Recrutamento e seleção;
- Treinamento e capacitação;
- Plano de saúde;
- Seguro de vida;
- INSS Patronal;
- Gastos anuais com reajustes salariais obrigatórios, etc.
Como calcular o real custo de funcionário para a empresa?
O primeiro passo é entender que esses custos variam de acordo com o regime tributário em que a empresa está enquadrada. Saiba mais a seguir!
Simples Nacional
Para empresas do Simples, não há a cobrança de encargos relacionados ao INSS patronal, seguro acidente do trabalho (SAT), salário-educação e contribuições ao SENAI, SESI, SEBRAE ou Incra.
Desse modo, os gastos das empresas do Simples com funcionários são:
- Férias: 11,11%
- 13º salário: 8,33%
- FGTS: 8%
- FGTS/Provisão de multa para rescisão: 4%
- Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR: 7,93%
Total: 39,37%
Lucro Presumido ou Lucro Real
Já para empresas do Lucro Presumido ou Real, temos:
- Férias: 11,11%
- 13º salário: 8,33%
- INSS: 20%
- Seguro acidente de trabalho (SAT): 3%
- Salário educação: 2,5%
- Incra / SENAI / SESI / SEBRAE: 3,3%
- FGTS: 8%
- FGTS/Provisão de multa para rescisão: 4%
- Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR: 7,93%
Total: 68,18%
Além dos valores pagos sobre os tributos do governo conforme o regime tributário, também é necessário considerar o valor do salário e de benefícios, como vale-transporte, bem como o gasto com treinamentos, capacitações, etc.
Cálculo do custo final do funcionário
Tomaremos como exemplo um funcionário que recebe um salário de R$ 2 mil e uma empresa enquadrada no Simples Nacional. Nesse caso, temos os seguintes gastos:
- Salário = R$ 2 mil
- Férias (11,11%) = R$ 222,20
- 13º salário (8,33%) = R$ 166,6
- FGTS (8%) = R$ 160,00
- Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR (7,93%) = R$ 158,60.
Além desses gastos, vamos assumir um vale-transporte de R$ 180,00 e um vale-alimentação de R$ 400,00.
Nesse caso, considerando esses custos, teríamos o custo total de R$ 3.287,40.
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