Índice
Custo de funcionário: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Tenha as informações de que precisa para calcular corretamente o custo de funcionário
Moramos em um país com uma legislação trabalhista extremamente complexa, e muitas dúvidas podem surgir para saber exatamente o custo de um funcionário.
Porém, esse pode ser um dos maiores gastos da empresa, então é fundamental para o sucesso do seu negócio ter uma ideia precisa.
Então, se você é empreendedor e quer saber como calcular corretamente o custo de um funcionário, leia o artigo até o final e confira todas as informações.
Leia também:
- Saiba agora como a tecnologia te ajuda a gerir sua equipe mesmo estando distante!
- Cuidados ao se contratar profissionais liberais ou autônomos
- Serviço de Departamento Pessoal em Florianópolis – SC | Tecplan
Por que saber o custo de um funcionário?
Manter uma boa saúde financeira da empresa é fundamental para qualquer negócio, e boa parte dos custos mensais é destinado ao pagamento de salários.
Porém, também é preciso considerar os tributos, contribuições sindicais e outros investimentos estratégicos (como benefícios e treinamentos) para monitorar as finanças e o sucesso do negócio.
Então, saber o custo de um funcionário vai te ajudar a identificar gastos não estratégicos ligados à manutenção dos profissionais, e assim ser possível encontrar caminhos para reduzi-los ou até eliminá-los, para investir no que realmente importa.
O que mudou com a Reforma Trabalhista?
A partir de agora, com a Reforma Trabalhista, é possível estipular jornadas parciais e intermitentes, desde que este seja um acordo entre empresas e empregados. Além disso, há também a modalidade home office e a remuneração por diária ou jornada.
No caso do contrato intermitente, os pagamentos são feitos de acordo com as horas efetivamente trabalhadas, e o direito a férias proporcionais, FGTS e 13º salário são mantidos, mas não há recebimento de seguro-desemprego.
No home office, a empresa arca com os custos ligados à infraestrutura necessária para o trabalho, e FGTS, horas-extras, férias e 13º também são mantidos, assim como o direito ao descanso semanal remunerado.
Além disso, agora também é possível terceirizar serviços ligados à atividade-fim da empresa, o que antes era proibido.
Quanto custa um funcionário para uma empresa?
Não é inteligente considerar apenas o salário bruto, já que o custo do funcionário engloba os impostos e taxas, que podem variar de acordo com os regimes tributários existentes.
Simples Nacional
Unifica todos os impostos e tributos da organização em uma única guia de pagamento, que é repassada aos governos municipal, estadual e federal. É muito usado em pequenas empresas.
Lucro Real e Presumido
Além das obrigações inerentes àquelas empresas enquadradas no Simples Nacional, este regime ainda conta com acréscimo de INSS patronal, alíquota de terceiros e demais encargos.
Somando-se tudo, cada funcionário acaba custando para a empresa cerca de 70% a mais do que o valor de seu salário.
Afinal, como calcular o custo de um funcionário?
Algumas análises afirmam que o custo é de 1,7 do salário, enquanto outros falam em quase 3 vezes o salário, dependendo de quanto tempo o colaborador permanece na empresa, da sua necessidade de treinamento e do tempo de adaptação. Mas vamos ver isso com mais detalhes.
Simples Nacional
Além do salário, deve-se somar férias, FGTS, 13º e provisão mensal.
Lucro Real ou Presumido
Os cálculos são parecidos com os dos optantes do Simples Nacional, com a diferença de que contam com o acréscimo de salário educação, contribuição patronal do INSS, seguro contra acidentes, alíquota de terceiros, descanso semanal remunerado e férias.
Custos com treinamentos e benefícios
Algumas outras despesas também devem ser levadas em consideração para saber o custo de um funcionário, como treinamento e benefícios. Para finalizar, existem os benefícios complementares como plano de saúde, seguro de vida, assistência odontológica, vale-alimentação.
Conte com os serviços especializados da Tecplan
Saber o custo de um funcionário certamente vai muito além do pagamento de salário, portanto é fundamental saber fazer esse cálculo para o sucesso e crescimento do seu negócio.
Desse modo, contar com os serviços de departamento pessoal é fundamental para garantir que todos os cálculos sejam realizados corretamente, que a legislação trabalhista seja devidamente cumprida, etc.
Com os serviços de departamento pessoal da Tecplan, você terá todo esse suporte, bem como auxílio a assuntos relacionados à demissão e admissão, benefícios, férias e muito mais.
Portanto, entre em contato para contar com o nosso suporte especializado.
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!